Do teatro do absurdo ao “teatro acorrentado”, Anatol Rosenfeld, nos escritos presentes neste volume, analisa, critica e desenvolve as concepções, os problemas e sua visão teatral com a costumeira objetividade e amplitude de conhecimento, evidenciando, mais uma vez, por que tem sido crescentemente considerado um de nossos pensadores de referência nos campos da estética, da poética e da arte do teatro, internacional e brasileiro. Por isso mesmo, Estética e Teatro Alemão – que Nanci Fernandes organiza (com a colaboração de J. Guinsburg), coleta e comenta com proficiência e largueza de vista – incorpora e faz jus à tarefa que a editora Perspectiva tomou a si de preservar e difundir o trabalho desse intelectual europeu que, felizmente, escolheu o Brasil como refúgio.
Vivendo e Fazendo História – Nanci Fernandes
e J. Guinsburg ................................................................ 11
Primeira Parte
ESTÉTICA
1. Literatura e Teatro .................................................... 49
2. A Libertação do Livro ................................................ 57
3. A Arte do Ator .......................................................... 61
4. O Trágico na Obra de Büchner .................................. 67
5. Teatro e Arte ........................................................... 73
6. Problemas do Teatro ............................................... 79
7. O Teatro Engajado .................................................. 89
8. Rainhas da Degradação ........................................... 93
Segunda Parte
TEATRO DO ABSURDO
1. O Bocejo de Tchékhov ........................................... 99
2. Eugène Ionesco ...................................................... 107
O Acadêmico do Absurdo ............................................ 109
3. O Sentido e a Máscara ............................................ 111
Problemas e Tendências Teatrais ................................. 114
Terceira Parte
TEATRO ALEMÃO
1. Goethe – Clássico ou Romântico? ........................... 121
2. Paralisia da Alma – “A Morte de Danton” .................. 125
3. Friedrich Dürrenmatt ................................................ 129
O Herói Quixotesco ...................................................... 129
Um Dramaturgo Como Narrador ................................... 133
“O Casamento do Sr. Mississipi” ................................... 139
“Um Anjo Vem à Babilônia” .......................................... 142
4. Peter Weiss ............................................................. 145
“O Interrogatório” ...................................................... 151
De Novo, Auschwitz .................................................. .154
5. “O Vigário”, de Hochhut .......................................... 157
6. Problemas do Teatro Alemão .................................. 161
7. “O Teatro Acorrentado” ......................................... 163
Quarta Parte
TEATRO ALEMÃO NOTAS E COMENTÁRIOS
1. Revivescência do Teatro Alemão ............................ 169
2. “A Raposa e as Uvas” ............................................ 171
3. As Últimas Obras de Gerhart Hauptmann ................ 173
4. Peça de Kafka ........................................................ 175
5. Schiller e Dürrenmatt .............................................. 177
6. Sempre Shakespeare ............................................. 179
7. Teatro Atual ........................................................... 181
8. Notas e Apontamentos ........................................... 183
Quinta Part
TEATRO ALEMÃO E ÍNDICHE NO BRASIL
1. Harry Neufeld: “Heut ist was los” (Alguma Coisa
Vai Acontecer) ........................................................... 199
Harry Neufeld ............................................................. 201
2. “O Dibuk” na Apresentação de Morris Schwartz ....... 203
3. Os Deutsche Kammerspiele no Teatro Municipal ....... 207
4. Studio-59 .......................................... 211
Leitura Dramática de Textos de Hauptmann ................. 211
“Ifigênia em Táuride”, de Goethe, em Língua
Portuguesa ................................................................. 213
“O Caso Oppenheimer” ............................................... 214
“Você Conhece a Via Láctea?” ..................................... 215
“Traeumereien in Paris” ............................................... 217
“Ai de Quem Mente!” .................................................. 217
5. Kabarettungs G.m.b.H ............................................ 219
Cabaré Alemão em São Paulo ..................................... 219
O Cabaré, de Edith Goerigk ......................................... 220
Lorota Sinfônica ......................................................... 222
O Cabaré de Edith Goerigk (II) .................................... 222
O Teatro Íntimo de Edith Goerigk ............................... 223
6. Teatro Alemão ...................................................... 225