Agradecimentos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . XIX
Prefácio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .XXIII
DE ONDE VEM A ENCENAÇÃO1. ?
ORIGEM E TEORIA. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1
1 As Origens da Encenação: Marcos Históricos. . . . . . 9
1.1 Émile Zola . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9
1.2 André Antoine. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10
1.3 A Corrente Simbolista . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 13
2 Etapas da Evolução da Encenação. . . . . . . . . . . . . . . 15
2.1 De 1887 a 1914 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 15
2.2 Anos de 1900 a 1930 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 16
2.3 Anos de 1910 a 1930 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 17
2.4 Anos de 1920 a 1940 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 17
2.5 Anos de 1930 e 1940 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 17
2.6 Anos de 1945 a 1965 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 20
2.7 A Ruptura de 1968 e a Reação Política
dos Anos de 1970 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 20
2.8 dos Anos de 1980. . . . . . . . 21
2.9 O Retorno do Texto e da Nova Dramaturgia,
ao Longo dos Anos de 1990. . . . . . . . . . . . . . . . 21
2. NAS FRONTEIRAS DA ENCENAÇÃO. . . . . . . . . . . . 25
1 A Leitura Cênica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 25
2 A Não-Encenação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 28
3 A Encenação Improvisada . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 37
3. ENCENAÇÃO, PERFORMANCE:
QUAL É A DIFERENÇA?. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 43
1 Encenação e Performance: Uma Dupla Instável. . . . 43
1.1 Nos Anos de 1910 e 1920 . . . . . . . . . . . . . . . . . . 46
1.2 Nos Anos de 1920 e 1930 . . . . . . . . . . . . . . . . . . 46
1.3 Nos Anos de 1930 e 1940 . . . . . . . . . . . . . . . . . . 47
1.4 Os Anos de 1950 e 1960 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 47
1.5 Os Anos de 1970 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 48
1.6 A Partir dos Anos de 1980 . . . . . . . . . . . . . . . . . 52
2 O Estado Atual da Dupla Performance/
Encenação. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 54
2.1 A Constituição do Texto Contemporâneo. . . . 55
2.2 Da Autoridade à Alteridade. . . . . . . . . . . . . . . . 57
2.3 A Colocação no Corpo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 59
3 Cinco Exemplos de Cooperação . . . . . . . . . . . . . . . . 60
3.1 Simon McBurney:
Mnemonic (Mnemônico) . 60
3.2 Peter Brook:
Je prends ta main dans la mienne(Eu Seguro Tua Mão na Minha) . . . . . . . . . . . . 62
3.3 Declan Donnellan:
A Noite de Reis . . . . . . . . . 63
3.4 Jean Lambert-wild:
Mue. Première
mélopée (Muda. Primeira Melopeia) . . . . . . . . 65
3.5
Les Coréens (Os Coreanos) Encenado
na Coreia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 70
4 Conclusões:
Performance Studies/Theatre Studies. . 79
4. TENDÊNCIAS DA CENOGRAFIA NA FRANÇA . . 85
1 Os Poderes da Ilusão Cênica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 88
2 O Fantasma e o Real . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 89
3 Travessia da Imagem. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 91
4 Os Ecos do Espaço . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 94
5 A Migração dos Microespaços . . . . . . . . . . . . . . . . . 96
6 O Silêncio do Espaço . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 97
7 Conclusões Gerais. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 100
5. O “PÔR EM JOGO”
TEXTOS CONTEMPORÂNEOS . . . . . . . . . . . . . . . . 105
1
Combat de nègre et de chiens (Combate de Negro
e de Cães) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 108
2
Papa doit manger (Papai Precisa Comer). . . . . . . . 110
3
Le Bonheur du vent (A Felicidade do Vento) . . . . 113
4
À tous ceux qui… (A Todos Aqueles que…) . . . . . 117
5
Hier, c’est mon anniversaire (Ontem é Meu
Aniversário) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 123
6
Les Baigneuses (As Banhistas) . . . . . . . . . . . . . . . . . 126
7 Conclusões . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 129
6. A ARMADILHA INTERCULTURAL:
RITUALIDADE E ENCENAÇÃO NOS VÍDEOS
DE GÓMEZ-PEÑA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 135
1 Contexto Atual. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 138
2 Ritual? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 140
3 Antropologia Invertida? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 143
4 Um Corpo de Identidades Variáveis? . . . . . . . . . . . 145
5 A Encenação como Teatralização de Rituais? . . . . 148
7. O TEATRO EM OUTRA CULTURA:
O EXEMPLO DA COREIA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 155
1 Uma Temporada no Paraíso . . . . . . . . . . . . . . . . . . 156
2 O Teatro Coreano Visto de Longe. . . . . . . . . . . . . . 162
2.1 Para Onde Vai a Sociedade?. . . . . . . . . . . . . . . 162
2.2 Para Onde Vai a Cultura?. . . . . . . . . . . . . . . . . 165
2.3 Para Onde Vai a Encenação? . . . . . . . . . . . . . . 168
2.4 Entre a Encenação e a Performance . . . . . . . . 169
8. AS MÍDIAS NO PALCO. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 173
1 Teatro e Mídias . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 173
2 Tecnologias/Mídias . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 178
3 As Outras Mídias na Representação. . . . . . . . . . . . 179
4 Marcos Históricos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 180
5 Possibilidades do Vídeo no Palco . . . . . . . . . . . . . . 182
6 Efeitos das Mídias em Nossa Percepção. . . . . . . . . 183
7 Propostas para Análise das Mídias
na Encenação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 185
8 Hipóteses Finais. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 186
9 Três Exemplos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 190
9.1
Paradis (Paraíso), de Dominique Hervieu
e José Montalvo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 190
9.2
Cappuccetto rosso (Chapeuzinho Vermelho),
de René Pollesch . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 192
9.3
Crime et châtiment (Crime e Castigo),
de Frank Castorf . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 197
10 Conclusões Gerais. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 199
9. A DESCONSTRUÇÃO DA ENCENAÇÃO
PÓS-MODERNA. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 203
1 A Impossível Anulação do Palimpsesto . . . . . . . . . 206
2 Desconstrução e Reconstrução da Tradição . . . . . 207
3 A Indecidibilidade do Sentido. . . . . . . . . . . . . . . . . 208
4 Crise da Representação e Coralidade . . . . . . . . . . . 211
5 Elogio do Vazio e da Lentidão. . . . . . . . . . . . . . . . . 213
6 Ritual Degradado da Repetição. . . . . . . . . . . . . . . . 216
7 Saída da Representação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 218
8 Desconstruir a Representação . . . . . . . . . . . . . . . . . 220
8.1 Escolha dramatúrgica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 220
8.2 Reconstrução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 222
8.3 Disseminação e Descentramento . . . . . . . . . . 224
8.4 O Grito do Silêncio, o Vazio do Coração. . . . 225
8.5 O Pós-modernismo, aliás, Nada . . . . . . . . . . . 227
9 Conclusões: “Para Acabar com o Julgamento
de Deus” (Artaud) e com a Desconstrução? . . . . . 227
10. O TEATRO DO GESTO E A DRAMATURGIA
DO ATOR. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 233
1
Maio B., de Maguy Marin: Esse Outro
que Me Toca . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 235
2
I tsi Bitsi: a Dramaturgia da Atriz. . . . . . . . . . . . . . . 238
3
Le Chant perdu des petits riens (O Canto Perdido
das Ninharias), de Claire Heggen e Yves Marc: a
Delicada Arte do Contato . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 243
4
Les Étourdis (Os Aturdidos),
La Cour des grands(O Tribunal dos Grandes), de Macha Makeïeff
e Jérôme Deschamps: o Corpo Deslocado. . . . . . . 245
5 Da
body art de Antigamente às Identidades
Múltiplas do Presente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 248
6
Andrômaca à Flor da Pele: o Olhar e a Escuta
de Michel Liard . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 250
7
White on White (Branco no Branco), de Guillermo
Gómez-Peña: Escrever as Identidades . . . . . . . . . . 254
8
Os Efêmeros, do Soleil: a Invenção Coletiva. . . . . . 256
9
The Biography Remix (A Biografia Remixada),
de Marina Abramovic: o Corpo entre
a Performance e a Encenação . . . . . . . . . . . . . . . . . 263
11. ESPLENDORES E MISÉRIAS DA INTERPRETAÇÃO
DOS CLÁSSICOS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 271
1 O “Efeito Clássico” . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 274
2 Tipologia Difícil. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 275
2.1 A Reconstituição Arqueológica. . . . . . . . . . . . 275
2.2 A Historicização . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 276
2.3 A Recuperação do Texto . . . . . . . . . . . . . . . . . 277
2.4 A Prática Significante . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 278
2.5 O Despedaçamento. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 279
2.6 O Retorno ao Mito . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 280
2.7 A Denegação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 281
3 Fim da Radicalidade, Fascinação do Presente. . . . 281
3.1 O Ator . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 282
3.2 O Espectador . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 283
3.3 O Autor. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 284
4 Novas Formas para Velhos Problemas . . . . . . . . . . 286
4.1 A Reemergência do Corpo. . . . . . . . . . . . . . . . 286
4.2 A Reapropriação da Língua Clássica . . . . . . . 289
4.3 A Reconstituição em Declamação Barroca . . 290
4.4 A “Recontextualização” da Encenação. . . . . . 293
4.5 Recontextualização Radical
ou Pertinente? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 294
5 Nova Relação com a Tradição . . . . . . . . . . . . . . . . . 295
6 Operações nos Clássicos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 298
6.1 Mudança de Tempo e de Lugar . . . . . . . . . . . . 298
6.2 Mudança da Fábula. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 299
6.3 Mudança da Intriga. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 301
6.4 Mudança da Textualidade . . . . . . . . . . . . . . . . 301
6.5 Mudança do Sistema de Personagens. . . . . . . 302
6.6 Mudança das Convenções e da Figuração. . . 304
6.7 Mudança de Paradigma: Da Performance
para a Encenação. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 304
6.8 Mudança do Contexto Cultural . . . . . . . . . . . 305
7 Alguns Signos do Tempo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 307
8 Conclusões Gerais. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 314
12. A ENCENAÇÃO NAS SUAS ÚLTIMAS
TRINCHEIRAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 319
1 Harmonia:
Les Bonnes (As Criadas) . . . . . . . . . . . 323
2 Reconstrução:
Black Battles with Dogs (Combate
de Negro e de Cães) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 326
2.1 Recontextualização/Concretização. . . . . . . . . 327
2.2 Diferença de Estilos de Jogo de Atuação . . . . 328
3 Decantação:
Rouge décanté (Vermelho
Decantado). . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 330
3.1 Redução Cênica. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 331
3.2 Mídias Decantadas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 332
4
Assemblage: Pluie d’été à Hiroshima (Chuva
de Verão em Hiroshima) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 334
4.1
Assemblage . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 334
4.2 A Encenação da Escritura . . . . . . . . . . . . . . . . 336
4.3 Experiência Sensorial . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 339
5 A Travessia das Aparências:
Gens de Séoul(Gente de Seul) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 339
6 Enquadramento:
Cargo Sofia-Avignon (Cargueiro
Sofia-Avignon). . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 342
6.1 O Teatro em Marcha. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 343
6.2 Os Limites do Teatro. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 344
7 Silêncio:
Les Marchands (Os Negociantes) . . . . . . 347
7.1 O Som e a Imagem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 348
7.2 A Encenação de Autor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 349
7.3 A Tentação do Silêncio . . . . . . . . . . . . . . . . . . .351
13. CAPÍTULO 13. CONCLUSÕES:
PARA ONDE VAI A ENCENAÇÃO?. . . . . . . . . . . . . 355
1 Um Percurso Sinuoso . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 357
2 Um Balanço Contrastado: Os Anos de 1990 . . . . . 359
2.1 Fatores Sociológicos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 359
2.2 Fatores Teatrais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 362
2.3 As Doenças da Encenação . . . . . . . . . . . . . . . . 363
3 O Questionamento da Encenação e
Suas Novas Funções . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 367
4 O Encenador e Seus Duplos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 371
4.1 O Ator . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 372
4.2 O Autor. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 372
4.3 O Dramaturgo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 373
4.4 O Diretor de Atores . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 374
4.5 O Esteta das Formas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 375
4.6 O Músico Silencioso . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 376
4.7 O Coreógrafo do Silêncio. . . . . . . . . . . . . . . . . 377
4.8 Nem Deus, nem Mestre, nem Medidor
de Palco. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 377
5 Do Espectador à Assembleia Teatral . . . . . . . . . . . 379
5.1 O Esgotamento da Teoria e do Espectador . . 379
5.2 A Reemergência do Público Afastado . . . . . . 380
5.3 A Comunidade Desamparada e a Assembleia
Desassembleiada . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 381
6 Da Fidelidade: Ou o Difícil Caminho da Dupla
Texto/Representação. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 382
6.1 A Dupla Texto/Representação. . . . . . . . . . . . . 382
6.2 Fidelidade Funesta?. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 385
6.3 Três Exemplos de Ressurgimento
da Fidelidade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 386
6.4 Relatividade Histórica do Dualismo. . . . . . . . 390
6.5 Confusão de Papéis. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 392
6.6 Quase-ilha? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 393
6.7 Reconsideração da Dupla Texto/
Representação. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .394
7 Para Onde Vamos? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 400
Bibliografia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 403
Glossário de Noções . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 413
Índice de Nomes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 421
Índice de Noções . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 429