Teatro no Cruzamento de Culturas, O
Patrice Pavis (autor)

R$ 59,00


Patrice Pavis vale-se, em O Teatro no Cruzamento de Culturas, do símbolo da ampulheta como metodologia para identificar, no teatro, os elementos intrínsecos da produção e da representação: para lhe dar abrangência orgânica, ele os acompanha desde o início do processo teatral — a eleição do projeto (texto ou pré-texto, meios e modos de organizar os vários sistemas cênicos, como direção, desempenho, disposição plástica ou sonora etc.) — e vai até a concepção final da mise en scène que tem em vista o modo de o público receber a obra sob a forma de peça e espetáculo. Analisando temas como objetivos, adaptações, escolhas e abordagens sociológicas, antropológicas, culturais e estéticas, o autor percorre um competente caminho teórico do texto ao palco, fazendo reflexões sobre o teatro ocidental e europeu mais representativo na virada do século XX, pesquisando textos clássicos e modernos do repertório franco-alemão. Ao final, sob um ângulo semiológico, examina com argúcia a especificidade da tradução teatral (transposição intergestual e intercultural) nos casos concretos das montagens de Peter Brook (Mahabharata,), Ariane Mnouchkine (Indiade e Noite de Reis) e Eugenio Barba (Dançar com Fausto). Para o teatro brasileiro — modernamente aberto à globalização, representada pelas mais variadas tendências da cena internacional, ressaltando-se especialmente a visão e o pendor interculturalistas —, a reflexão de Pavis é de particular fecundidade e atualidade, pois lhe abre veredas instigantes para novas abordagens e cruzamentos criativos, o que torna tanto mais oportuna a sua inclusão na coleção Estudos da editora Perspectiva. N. Fernandes e J. Guinsburg
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Sumário
Prefácio à Edição Brasileira ... IX 1. Para uma Teoria de Cultura e de Encenação ... 1 2. Do Texto para o Palco: Um Parto Difícil ... 21 3. Algumas Razões Sociológicas do Sucesso dos Clássicos no Teatro na França depois de 1945 ... 43 4. A Herança Clássica do Teatro Pós-Moderno ... 57 5. “Mal-Estar na Civilização”: A Representação da Catástrofe no Teatro Franco-Alemão Contemporâneo ... 79 6. Da Teoria Considerada como uma das Belas-artes e de sua Influência Limitada na Dramaturgia Contemporânea, Majoritária ou Minoritária ... 99 7. Para uma Especificidade da Tradução Teatral: A Tradução Intergestual e Intercultural ... 123 8. “Dançar com Fausto”: Reflexões sobre uma Encenação Intercultural de Barba ... 155 9. O Interculturalismo na Encenação Contemporânea: A Imagem da Índia em O Mahabharata, A Indiada, A Noite de Reis e Fausto ... 177 Bibliografia ... 209
SOBRE O LIVRO
assunto: teatro
coleção: estudos 247
formato: 12,5x22,5 cm
páginas: 232
acabamento: brochura
edição: 1ª 2015 - 1ª reimpressão
peso: 282 g
ISBN: 9788527308090

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