Análise dos Espetáculos, A
Teatro . Mímica . Dança . Dança-Teatro . Cinema
Patrice Pavis (autor)

R$ 62,00


Desenvolver uma Análise dos Espetáculos importa examinar criticamente a história do teatro, as idéias que motivaram seu processo, os agrupamentos que este gerou na sua dialética criativa e de gêneros, bem como as estruturas que o definem e os elementos que o constituem como obra artística, além de inseri-lo em suas variantes socioeconômicas e culturais. É o que Patrice Pavis empreende, a partir do enfoque que é o de investigar a pletórica riqueza metamórfica do fenômeno teatral por três crivos essenciais, a saber: O que é o espetáculo? Quem o faz? Quem o assiste? E o resultado enfeixado nas diferentes seções do presente livro representa uma instrutiva lição para o conhecimento, a reflexão e a prática da arte dramática não só atualmente em cena, como desde sempre... J. G.
Indicar este livro
 Gostaria de receber informes e promoções da Editora Perspectiva.
Dê a sua opinião sobre a obra
Antes de escrever seu comentário, leia, por favor, as regras e orientações sobre este espaço:

  • os comentários devem ater-se ao livro sobre o qual se refere e a temas estritamente relacionados a ele;
  • o texto deverá ter no máximo 700 caracteres;
  • a editora Perspectiva reserva-se o direito de não publicar comentários preconceituosos ou racistas, observações grosseiras ou que agridam a honra de qualquer pessoa ou grupo de pessoas, textos sobre opiniões de outros leitores, bem como informações de conteúdo comercial;
  • as críticas apresentadas passarão a ser de domínio do site da editora.
700 carac.
Sumário
Introdução ... XVII

PARTE I: AS CONDIÇÕES DA ANÁLISE
1. O Estado da Pesquisa ... 3
Balanço da Pesquisa ... 3
Antes da Semiologia: A Análise Dramatúrgica ... 3
Análise e Semiologia ... 4
Dois Tipos de Análise ... 5
A Semiologia: Ascensão e Crise ... 7
Limites da Semiologia Clássica ... 10
Novas Saídas ... 12
Questões em Suspenso ... 16
Experiência ou Reconstituição? ... 16
A Divisão ... 16
A Concretização Textual ... 17
O Estatuto do Texto ... 18
O Modelo Narratológico ... 18
A Questão da Subjetividade ... 19
O Não-Representável ... 20
A Renovação das Teorias ... 21
Teoria Produtivo-receptiva ... 22
Sociossemiótica ... 23
Entre Sociossemiótica e Antropologia Cultural ... 23
Fenomenologia ... 24
Teorias dos Vetores ... 24

2. Os Instrumentos da Análise ... 27
A Descrição Verbal ... 27
A Tomada de Notas ... 29
Os Questionários ... 30
Os Documentos Anexos ... 35
Os Programas ... 35
Os Cadernos de Encenação ... 36
O Material de Divulgação ... 36
O Paratexto Publicitário ... 36
As Fotografias ... 37
O Vídeo ... 37
O Computador e o Compact Disc ... 38
A Arqueologia do Saber Teatral ... 38
Arqueologia Teatral ... 38
O Arquivo Vivo ... 39
O Corpo “Midiado” do Espectador ... 40
Novas Tecnologias, Novo Corpo? ... 40
Intermedialidade ... 42
Incorporação das Mídias nas Artes Vivas da Cena ... 43
Ou bien le débarquement désastreux ... 44

PARTE II: OS COMPONENTES DA CENA
1. O Ator ... 49
O Trabalho do Ator ... 49
A Abordagem por uma Teoria das Emoções ... 49
Uma Teoria Global do Ator? ... 50
Os Componentes e as Etapas do Trabalho do Ator ... 52
Métodos de Análise da Atuação Cênica ... 56
Explicação de Gestos ou Vetorização do Desejo? ... 60
Os Diferentes Pontos de Vista sobre o Gesto ... 60
Explicação de Gestos: O Avarento ... 62
O Figural ... 79
Vetorização do Desejo e Trabalho do Gesto: O
Exemplo de Ulrike Meinhof ... 81
Partitura e Subpartitura do Ator ... 88
Definições ... 88
Dois Tipos de Partitura ... 89
A Partitura e a Subpartitura: Síntese de seus
Componentes ... 90
Síntese: O Sistema da Subpartitura ... 91
A Reposição do Corpo no Espírito ... 92
Para uma Estésica do Ator e do Espectador ... 93
O Exemplo de Terzirek ... 95
A Subpartitura Reconhecível pelo Espectador ... 95
A Experiência Estésica do Espectador ... 97
Análise Teatral, Análise Fílmica: O Exemplo de
Marat/Sade ... 99
Condições da Análise ... 99
O Olhar do Analista ... 100
Processos Fílmicos ... 101
Procedimentos Teatrais ... 105
O Estudo do Ator ... 107
Ideologema da Indecidabilidade ... 110
Comentário das Fotografias ... 111
No Arco-íris das Artes do Corpo: Mímica, Dança, Teatro,
Teatro-dança ... 115
Localização da Trajetória ... 115
Vetorização ... 116
Olhar Espectatorial ... 117
Tipos de Análise ... 119

2. Voz, Música, Ritmo ... 121
A Voz ... 121
O Aparelho Vocal ... 121
Fatores Objetivos ... 123
Fatores Subjetivos ... 124
Fatores Culturais ... 128
A Análise da Voz dos Atores ... 129
A Música ... 130
A Música no Interior do Espetáculo ... 130
O Efeito da Música sobre o Espectador ... 131
Funções da Música na Encenação Ocidental ... 132
O Ritmo ... 134
Ritmo Global e Ritmos Específicos ... 134
Ritmo e Tempo-ritmo ... 135
Ritmo e Duração Subjetiva da Representação ... 136

3. Espaço, Tempo, Ação ... 139
A Experiência Espacial ... 141
O Espaço Objetivo Externo ... 141
O Espaço Gestual ... 142
Espaço Dramático, Espaço Cênico ... 143
Outras Maneiras de Abordar o Espaço ... 145
A Experiência Temporal ... 146
Tempo Objetivo Exterior ... 146
Tempo Subjetivo Interior ... 147
Tempo Dramático, Tempo Cênico ... 147
A Experiência Espaço-temporal: Os Cronotopos ... 149
Tipologia Fundamental ... 151
A Integração das Percepções ... 152
Encadeamento dos Cronotopos ... 153
Os Cronotopos na Rede dos Vetores ... 154
O Deslocamento como Vetorização ... 154
A Vetorização Rítmica e sua Representação ... 155
Volta à Hipótese do Início ... 156
Um Woyzeck Anatomizado ... 157

4. Os Outros Elementos Materiais da Representação ... 161
O Figurino ... 163
Limites do Figurino ... 163
Organização das Observações ... 164
As Funções do Figurino de Teatro ... 164
O Figurino e o Resto ... 164
Figurino do Performer, Figurino da Personagem ... 167
Vetorização dos Figurinos ... 168
A Maquiagem ... 170
O Maquiado e o “Montado” ... 170
Topologia do Rosto ... 170
Traços e Funções da Maquiagem ... 171
O Inconsciente da Maquiagem ... 172
Protocolo de Observação da Maquiagem ... 173
O Objeto ... 174
Objeto Identificado, Não Identificado ... 174
Diferentes Graus de Objetividade ... 174
Categorias para Descrição ... 177
A Iluminação ... 179
Considerações Técnicas ... 179
Iluminação e Cor ... 180
Dramaturgia da Luz ... 180
A Iluminação e o Resto da Representação ... 181
Materialidade e Desmaterialização ... 181
O Olfato ... 182
O Tato ... 182
O Paladar ... 184

5. O Texto Impostado ... 185
Texto Posto em Cena, Texto Impostado ... 186
Texto Escrito, Texto Enunciado ... 186
Texto e Representação ... 189
O Estatuto do Texto Encenado ... 193
Autonomia ou Dependência do Texto ... 193
Especificidade do Texto Dramático ... 194
Tipologias da Encenação ... 197
O Tratamento do Texto no Espaço Público da
Representação ... 201
Plasticidade do Texto ... 201
As “Circunstâncias Dadas” ... 202
A Vocalização ... 203
Os Fatores Cinestésicos do Texto ... 204
O Texto e os Signos Paraverbais ... 204
Duplo Sistema para a Percepção/Codificação/
Memorização ... 206
Verbalização ou Figuralidade? ... 206
O Texto na Eletrônica Sonora ... 207

PARTE III: AS CONDIÇÕES DA RECEPÇÃO
1. A Abordagem Psicológica e Psicanalítica ... 213
A Gestalt ... 214
A Participação Factual ... 215
O Efeito Produzido ... 215
Teorias Relacionais ou Internacionais ... 217
A Identificação e a Distância ... 217
Mecanismos da Identificação ... 217
Modalidades da Identificação ... 218
O Distanciamento ... 219
Além da Identificação/ Distanciamento: O
Exemplo do Butô ... 221
O Gosto da Identificação ... 223
A Identificação Masculina ou Feminina ... 225
O Corpo do Espectador ... 226
A Situação Concreta ... 226
Antropologia do Espectador ... 227
Os Prazeres do Espectador ... 227
Trabalho do Sonho, Trabalho da Cena ... 228
Sonho e Devaneio ... 228
Qual Lógica Inconsciente? ... 229
Operações do Trabalho da Cena ... 230

2. A Abordagem Sociológica do Espectador ... 237
Dramaturgia do Espectador ou Spectator in Spectaculo ... 238
Circunstâncias de Enunciação ... 238
Primeiras Impressões ... 238
Enciclopédia/ Conhecimento dos Códigos ... 241
Estruturas Narrativas: A Fábula ... 241
Estruturas Actanciais: A Ação das Personagens ... 242
Verificação Pragmática das Hipóteses ... 242
Estruturas do Mundo: Efeitos de Mimese ... 242
Estruturas Ideológicas ... 243
Sociologia da Representação ... 243
O Objeto da Sociologia ... 243
Do Indivíduo à Massa ... 244
Estudos-quadros para a Análise Sociológica ... 244
As Finanças do Espetáculo ... 248
Reavaliação da Análise Ideológica ... 249
A Estética da Recepção ... 251
Da Sociologia à Antropologia ... 254

3. A Abordagem Antropológica e a Análise Intercultural ... 257
Adaptar o Olhar e a Escuta ... 258
A Perspectiva do Outro ... 258
A Perspectiva Antropológica ... 258
Um Exemplo de Análise: A Dança Odissi ... 260
O Objeto da Análise Antropológica ... 262
A Prática Cultural Espetacular ... 262
A Cultura em Todas as suas Formas ... 263
Relações Culturais ... 264
Níveis e Percursos de Legibilidade ... 266
As Relações Pessoa/Personagem e Corpo/Espírito
nas Diferentes Culturas ... 269
Metodologia da Análise Antropológica ... 272
A Etnocenologia ... 272
Deslocamento das Questões ... 273
Teoria das Trocas Culturais ... 273
Reequilíbrios da Análise Antropológica ... 274
Reequilíbrios: O Exemplo de Heiner Goebbels ... 280
O Olhar Antropológico ... 283
Conclusões: Quais Teorias para quais Encenações? ... 287
A Avaliação da Encenação ... 288
Critérios da Avaliação ... 288
Os “Erros” da Encenação .... 289
O Sistema da Encenação ... 289
Retorno do Autor e da Autoridade? ... 291
Tarefas Antigas e Novas do Encenador ... 292
Limites da Análise, Limites da Teoria ... 294
Reavaliação da Teoria ... 294
Referenciação da Semiologia Integrada ... 297
Condições da Análise ... 297
Contra o Relativismo Pós-moderno ... 298
Pluralismo Metodológico e Não Ecletismo ... 300
Mudança de Paradigma ... 301
Teoria e Análise do Ponto de Vista da Prática ... 302
A Semiologia Integrada na Encruzilhada das Teorias e
das Práticas ... 305
Um Oximoro Teórico para uma Produção Cênica
Ilimitada ... 305
A Antropologia, Sucessora da Semiologia ... 307
Concluir? ... 308

Bibliografia ... 311
Índice de Noções ... 321
SOBRE O LIVRO
assunto: teatro
coleção: estudos 196
formato: 12,5x22,5 cm
páginas: 344
acabamento: brochura
edição: 2ª 2015 - 3ª reimpressão
peso: 408 g
ISBN: 9788527303965

Editora Perspectiva
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3025
Jardim Paulista, São Paulo - SP
01401-000
(11) 3885 8388

Contato

Preencha com o seu nome e e-mail e receba informações sobre a Editora Perspectiva.

Desejo receber informações sobre promoções, lancamentos e eventos da Editora Perspectiva

Redes Sociais

 

Copyright 2017, Editora Perspectiva