O Teatro Épico é uma importante contribuição de Anatol Rosenfeld para os estudos literários e teatrais. Tendo em vista a relevância que a noção do épico assumiu na crítica contemporânea, devido mormente à obra de Brecht, o levantamento aqui efetuado começa por examinar o próprio fundamento estético, em termos de gênero, do conceito essencial e distintivo que constitui a razão de ser do livro. Daí nasce a clara e precisa síntese sobre a teoria dos gêneros. Escorado nos elementos assim obtidos, o autor se lança através da história do teatro, pondo em relevo as manifestações do épico na cena ocidental, desde a sua emergência na Grécia. Com admirável erudição e desembaraço crítico, leva o seu leitor pela análise dos recursos épicos utilizados por dramaturgos, diretores e correntes teatrais, seja na Idade Média, seja do Renascimento e barroco, ou da época elisabetana, do romantismo e do naturalismo, até sua cristalização maior na dramaturgia brechtiana, que examina detidamente. Percurso mais abrangente não seria possível, e se fosse dado a Anatol Rosenfeld fazer esta segunda edição do seu texto, certamente o levaria, com a mesma proficiência analítica e riqueza de informação, até o teatro de agora. De qualquer modo, tal como está, O Teatro Épico é de uma utilidade certa, e por isto, tornar a pô-lo à disposição de nosso público leitor se fez um imperativo a que a editora Perspectiva julgou necessário atender. J. Guinsburg
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Sumário
Prefácio a esta Edição - Sábato Magaldi ... 7 Advertência ... 11
PARTE I – A TEORIA DOS GÊNEROS 1. Gêneros e Traços Estilísticos ... 15 2. Os Gêneros Épico e Lírico e Seus Traços Estilísticos Fundamentais ... 21 3. O Gênero Dramático e Seus Traços Estilísticos Fundamentais ... 27
PARTE II – TENDÊNCIAS ÉPICAS NO TEATRO EUROPEU DO PASSADO 4. Nota Sobre o Teatro Grego ... 39 5. O Teatro Medieval ... 43 6. Traços Épicos no Teatro pós-Medieval (Renascimento e Barroco) ... 53 7. Shakespeare e o Romantismo ... 63
PARTE III – A ASSIMILAÇÃO DA TEMÁTICA NARRATIVA 8. George Buechner ... 77 9. Ibsen e o Tempo Passado … 83 10. Naturalismo e Impressionismo … 89 11. O Palco Como Espaço Interno … 99
PARTE IV – CENA E DRAMATURGIA ÉPICAS 12. Nota Sobre o Teatro Asiático ... 109 13. A Intervenção do Diretor Teatral ... 115 14. Alguns Autores Norte-Americanos ... 123 15. Paul Claudel ... 135
PARTE V – O TEATRO ÉPICO DE BRECHT 16. O Teatro Como Instituto Didático ... 145 17. Recursos de Distanciamento ... 155 18. Exemplos da Dramaturgia ... 165
Bibliografia Resumida ... 175
SOBRE O LIVRO
assunto: teatro coleção: debates 193 formato: 11,5x20,5 cm páginas: 184 acabamento: brochura edição: 6ª 2011 - 2ª reimpressão peso: 180 g ISBN: 9788527301282