Este livro, conforme palavras do próprio autor, baseia-se numa “abordagem integrativa histórico-estética”, e esta abordagem foi acompanhada de uma reflexão muito séria e pessoal, baseada frequentemente em elementos tirados da prática teatral e não apenas do embasamento bibliográfico. A descrição que ele nos apresenta da evolução do teatro de Stanislávski, até seu encontro com a dramaturgia tchekhoviana, encontro esse que não foi uma assimilação pacífica e cordata, mas, pelo contrário, um entrechoque frutífero de concepções e vivências artísticas, traz a marca do historiador de teatro, preocupado com o que resultou de todo este acervo de experiências, com a sua ressonância no mundo e no Brasil em particular, mas sobretudo a marca de um ensaísta que consegue transmitir o fluir da história, com algo de ficcional e que, por isto mesmo, alcança maior força de convicção: há nestas páginas, inequivocamente, qualquer coisa de romance ou de novela, a par da acurada pesquisa documental e da preocupação constante com o mundo das ideias. Boris Schnaiderman
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Sumário
Introdução ... 11
Stanislávski e o Teatro de Arte de Moscou: do Realismo Externo ao Tchekhovismo ... 15
Destaques de um Roteiro ... 141
Apêndice ... 149
Bibliografia ... 157
SOBRE O LIVRO
assunto: teatro coleção: debates 192 formato: 11,5x20,5 cm páginas: 168 acabamento: brochura edição: 2ª 2015 - 3ª reimpressão peso: 162 g ISBN: 9788527302418