Sheila Leirner reúne neste livro um conjunto de ensaios críticos sobre um largo leque de assuntos que englobam desde a arte renascentista até as mais avançadas empreitadas do vanguardismo atual. Escritos para jornal, como acompanhamento crítico das atividades em artes plásticas no Brasil, encontram, entretanto, um lugar de eleição no livro. Aí impõe, desde logo, sua condição de textos que ultrapassam a perecibilidade da matéria puramente periodística. Sua leitura revela ao lado do testemunho e desenho vivo do movimento artístico, a escritura de uma análise e uma meditação profundas sobre o significado da arte, do artista e da obra artística no mundo de hoje. Para o estudioso da linguagem plástica como produto de um fazer, tanto sócio-estético quanto histórico-cultural, Arte como Medida será de profunda utilidade para a sua compreensão do que seja medida na arte.
NOTA DA AUTORA ............................................... 11
INTRODUÇÃO J. Guinsburg .................................. 13
ARTE COMO MEDIDA ........................................... 17
PRIMEIRA ARTE ................................................... 25
1. REFLEXÕES, TENDÊNCIAS E LINGUAGENS
COMTEMPORÂNEAS .......................................... 26
A profunda nostalgia pela inovação perdida ....... 31
O objeto na década e feminismo ........................ 41
Feminismo: uma nova escola? ........................... 48
A ponte da real identidade .................................. 51
O incêndio do MAM: obsurdo da perenidade
destruída pelo acaso ......................................... 54
Multimédia e “Fluxus” ........................................ 57
Multimédia ........................................................ 62
Arte conceitual e uma nova crítica ..................... 65
Video-arte ........................................................ 68
Técnicas Heliográfica: Arte ou apropriação ........ 72
Fotografia ........................................................ 75
O Compromisso com a realidade ..................... 79
Performance I .................................................. 82
Performance II ................................................. 85
Performance: ao vivo na TV ............................ 87
A arte do corpo ............................................... 90
Carnaval e arte ............................................... 95
Os estreitos limites da arte utilitária .................. 98
Arte pública e integração ................................. 103
Tapeçaria brasileira: uma arte em crise............. 106
Arte Plumária ................................................. 109
O artista e seu material .................................. 111
O balão e a Grande Obra ................................ 114
Arte inconsciente ............................................. 117
Arte marginal .................................................. 121
Panorama da crise ......................................... 124
2. CRIAÇÃO, ÉTICA E IDEOLOGIA CONCEITOS ..129
Estética e uma nova consciência ética ............. 132
Mark Rothko .................................................. 138
A Parte do Fogo ............................................ 142
Giselda Leirner .............................................. 145
Mira Schendel ............................................... 150
Julio Plaza ..................................................... 152
Anna Bella Geiger .......................................... 155
Carmela Gross .............................................. 159
Lydia Okumura .............................................. 162
Mary Drischel I ............................................... 165
Mary Drischel II .............................................. 168
José Rezende ................................................ 170
Waltércio Caldos e a teoria do objeto pleno .... 177
Tunga ............................................................ 181
3. CRIAÇÃO E PERSONALIDADE – RETRATOS ... 185
Antonio Dias .................................................. 189
Luiz Paulo Baravelli I ....................................... 192
Luiz Paulo Baravelli II ...................................... 194
Nelson Leirner I .............................................. 196
Nelson Leirner II ............................................. 200
José R. Aguilar ............................................... 203
Marcelo Nitsche ............................................. 206
Ivald Granato ................................................ 208
Carlos Martins ............................................... 211
Gregório ....................................................... 213
Paulo Gomes Garcez ..................................... 215
Zélio ............................................................. 217
Cornelle ........................................................ 219
Frans Krajcberg I ........................................... 222
Frans Krajcberg II .......................................... 227
Franz Weissmann .......................................... 229
Arcangelo Ianelli ............................................ 236
Iberê Camargo .............................................. 239
Arthur Luiz Piza ............................................. 242
Maciej Babinski ............................................. 246
Antônio Henrique Amaral ............................... 248
Alfredo Ceschiatti ......................................... 250
Renina Katz ...................................................254
Entrevista com Nicolas Shoffer ..................... 255
Yolanda Mohalyi ........................................... 260
Mario Pedrosa ............................................. 263
SEGUNDA PARTE
4. O PASSADO, HOJE.................................... 267
Rubens ........................................................ 270
Rembrandt ................................................... 279
Rembrandt no cinema ................................. 281
Um balé e a síntese estética do século XVII .. 283
Goay ......................................................... 286
Daumier ...................................................... 291
A critica do passado, hoje ............................ 295
5. O MODERNO, HOJE ................................. 303
Dufy ............................................................ 309
Derain ......................................................... 312
Klee ............................................................ 316
Léger .......................................................... 319
Kokoschka ................................................. 322
Victor Brecheret ........................................ 325
Lasar Segall ................................................ 330
Carlos Oswarld ........................................... 333
John Graz .................................................. 336
De Chirico ................................................. 338
De Bergolo ............................................... 342
Dalí ........................................................... 345
Miró I ........................................................ 348
Miró II ...................................................... 351
Banadei .................................................... 355
Felicia ....................................................... 357
6. BRASIL E EUA: O PROCESSO REVOLUCIONARIO
DO CONTEMPORÂNEO ............................. 361
200 anos de uma arte quase sempre revolucionária .... 367
Claes Oldenburg e Mickey Mouse ............... 383
Robert Rauschenberg ................................ 386
Arte pesquisa ............................................ 390
EUA: a explosão pluralista .......................... 393
Brasil: uma nova arte ................................ 400
BIOGRAFIA ................................................ 411
ÍNDICE DE ILUSTRAÇÕES .......................... 421