Meierhold
Béatrice Picon-Vallin (autor)

R$ 180,00


O teatro do século XX, e no seu ventre o teatro do futuro, tem na obra cênica de Vsévolod Meierhold uma de suas principais forças fecundantes. Esse papel e a sua frutificação permaneceram por largo tempo restritos aos participantes do teatro russo e soviético e a alguns dos artistas e criadores da vanguarda europeia e da americana. A sua verdadeira importância e a estatura real de seus criadores só se tornaram efetivamente visíveis para o público ocidental, e porque não mundial, com o incansável e, em sua abrangência, revelador trabalho da pesquisadora e professora Béatrice Picon-Vallin, o qual encontra sua expressão maior neste livro, cuja consulta é obrigatória não só para quem estuda a arte dramática, como para quem a pratica e procura conhecer as forças vivas de sua criatividade num passado recente, que é a atualidade de hoje e a prospecção de amanhã. Assim, pois, a editora Perspectiva acredita levar ao nosso leitor não apenas um título relevante, por todos os títulos, mas, não menos, uma fonte motriz do nosso movimento teatral e de suas buscas atualizadoras e inovadoras, como é este Meierhold.
J.Guinsburg
Indicar este livro
 Gostaria de receber informes e promoções da Editora Perspectiva.
Dê a sua opinião sobre a obra
Antes de escrever seu comentário, leia, por favor, as regras e orientações sobre este espaço:

  • os comentários devem ater-se ao livro sobre o qual se refere e a temas estritamente relacionados a ele;
  • o texto deverá ter no máximo 700 caracteres;
  • a editora Perspectiva reserva-se o direito de não publicar comentários preconceituosos ou racistas, observações grosseiras ou que agridam a honra de qualquer pessoa ou grupo de pessoas, textos sobre opiniões de outros leitores, bem como informações de conteúdo comercial;
  • as críticas apresentadas passarão a ser de domínio do site da editora.
700 carac.
Sumário

                12           Agradecimentos
                14           Nota


16           Introdução
                19           Interferências
                21           Meierhold e o Teatro Europeu: A Síntese das Artes
                24           Meierhold e o Grotesco


                DA ESTILIZAÇÃO AO GROTESCO
36           1. Barraca da Feira de Atrações e Baile de Máscaras
                38           O Teatro de Convenção
                45           A Primeira Barraca da Feira de Atrações
                52           Uma Atividade Multidirecional: Experimentação sobre os
                               Gêneros (1908-1912)
                64           O Grotesco Deve Se Tornar a Alma da Cena
                73           O Estúdio da Rua Borodin
                82           O Baile de Máscaras


                EM TORNO DO OUTUBRO TEATRAL
92           1. Construtivismo e Biomecânica
                94           Petrogrado 1917-1919
                106         Moscou 1920-1921: Os Princípios do Outubro Teatral
                114         Racionalização do Espetáculo e do Jogo do Ator
                153         A Via do Grotesco

174         2. A Cena na Cidade, entre a Arena de Circo,
                o Campo de Manobras e a Tela de Cinema
                175         As Metamorfoses de A Morte de Tarelkin
                               (Novembro de 1922)
                179         A Terra Encabritada (Março de 1923)
                183         Um Teatro na Cidade
                185         O Lago Lull: Teatro, Cinema, Cineficação
                189         D. E. (Junho de 1924). Cinema, Jazz, Dança

194         3. A Floresta: Clássico Russo e Burlesco Americano
                197         Por que Ostróvski? A Sábia Variante: Um Lugar
                               Lucrativo

                199         A Floresta: A Crítica e o Público
                202         O Trabalho Dramatúrgico: Construção de uma Nova
                               Máquina de Atuar
                209         A Interpretação das Personagens: Uma Comédia de
                               Máscaras. Agitação e Tradição
                213         A Organização Espacial
                218         A Montagem Dramatúrgica e o Roteiro das Ações
                               Cênicas
                231         A Parte do Burlesco Americano
                236         O Jogo do Ator com os Objetos
                247         Arkaschka-Ilínski: Gênese e Montagem da Personagem
                253         O Poder do Teatro

256         4. Uma Dramaturgia Grotesca Moderna: O Mandato
                257         A Estranha Carreira de um Autor Cômico de Sucesso
                259         O "Herói" na Obra de Erdman
                260         O Texto de O Mandato
                266         A Tradição Gogoliana em O Mandato
                271         A Estrutura de O Mandato: O "Riso Através das
                               Lágrimas"
                274         A Construção de Diálogos
                276         Exagero ou Verdade?
                277         As Reações de Espectadores: Uma Plateia em Ebulição
                280         Um Cenário Dinâmico
                282         Os Princípios da Encenação
                288         Estatuto da Personagem e do Ator
                297         O Tragicômico no Ato III
                304         Princípios da Construção de Personagens
                308         A Evolução do Jogo Grotesco


                TEATRO E MÚSICA
314         1. O Professor Bubus e as Transformações do Teatro
                Político

                316         As Soluções Espaciais: Uma Construção Sonora
                318         A "Sociomecânica": A Construção do Papel
                320         Jogo Tragicômico e Pré-Jogo
                323         A Partitura Musical e o Jogo de Atuação com Base
                               na Música

330         2. Revizor e o Processo de Trabalho Teatral em Meierhold
                333         A Riqueza do Espetáculo
                334         Teatro e Literatura
                339         Trabalhos Preparatórios
                345         A Construção do Texto
                349         Procura da Polifonia Visual
                352         A Gênese do Espetáculo
                358         A Construção do Espaço
                374         Teatro e Cinema
                382         Realismo ou "Supernaturalismo"?
                385         Os Ensaios de "A Carta de Tchmikhov": Jogo em
                               Filigrana
                388         A Cena Muda
                391         Personagens e Atores: Revisão e Interpretação
                397         A Montagem da Personagem de Khlestakóv
                408         O Burlesco, o Biológico
                412         A Personagem, entre Biologia e Mecânica
                417         Coro ou Rebanho? Revizor, uma Comédia do Poder
                               e do Medo
                423         O Grotesco

430         3. Um Teatro Musical
                432         Música e Pintura
                437         Música e Texto: Instrumentação do Texto de Revizor
                442         A Partitura e a Construção Musical: Música Audível
                               e Inaudível
                451         Análise da Composição Musical e Plástica no Revizor
                457         Púschkin, Prokófiev e Boris Godunov
                466         Meierhold e a Música de Seu Tempo
                470         A Evolução de Meierhold na Direção de uma Teoria
                               do Contraponto
                475         Uma Dramaturgia Musical
                480         A Interpretação do Ator e a Música: Do Acrobata ao Ator
                               Chinês
                482         Entre a Improvisação e o Rigor Científico

488         Conclusão
                489         Os Anos Trinta
                494         A Dimensão Utópica: Teatro Engajado, Nacional,
                               Polêmico
                498         O Grotesco, Estrutura da Obra Teatral
                501         Rumo a uma Organização das Relações entre as Artes
                               e Seus Materiais


                ANEXOS
                508         Glossário
                514         Cronologia
                532         Bibliografia
                552         Índices
                565         Crédito das Imagens

SOBRE O LIVRO
assunto: teatro
coleção: livro sem coleção
formato: 18x25,5 cm
páginas: 582
acabamento: brochura
edição: 1ª 2013
peso: 1250 g
ISBN: 9788527309554

Editora Perspectiva
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3025
Jardim Paulista, São Paulo - SP
01401-000
(11) 3885 8388

Contato

Preencha com o seu nome e e-mail e receba informações sobre a Editora Perspectiva.

Desejo receber informações sobre promoções, lancamentos e eventos da Editora Perspectiva

Redes Sociais

 

Copyright 2017, Editora Perspectiva